O INÍCIO
Hogwarts foi fundada por volta de 993 d.C. por dois bruxos, Godric Grifnória e Salazar Sonserina, e duas bruxas, Helga Lufa-Lufa e Rowena Ravenclaw. Cada um deles continha um aspecto de personalidade que queriam nos novos alunos. No entanto, pouco depois da escola ser fundada, Sonserina discutiu com os outros fundadores a respeito da pureza de sangue. Sonserina quis admitir apenas os alunos de puro sangue, enquanto os outros três fundadores discordaram. Sonserina deixou a escola logo depois de construir em segredo a Câmara Secreta. Quando seu verdadeiro herdeiro, o Herdeiro de Sonserina , voltasse à escola, ele ou ela seria capaz de abrir a Câmara e libertar o monstro que lá havia em função de purificar a escola de todos os alunos Nascidos-trouxas.
ANO LETIVO DE 1942
A existência da escola foi ameaçada quando a Câmara Secreta foi aberta em 1942, quando Tom Marvolo Riddle, o Herdeiro de Slytherin, abriu a Câmara em seu quinto ano. Quando uma garota foi morta, o Ministério da Magia ameaçou fechar a escola. Como Riddle passava suas férias em um orfanato trouxa, ele não quis que a escola fechasse, ele então acusou Rúbeo Hagrid e não foi culpado de seu crime por décadas. No entanto, em 1992, a Câmara foi reaberta, e no ano seguinte, a verdade foi revelada e Rúbeo Hagrid foi considerado inocente e Riddle culpado.
ANO LETIVO DE 1991
Em 1991, Harry Potter começou a frequentar a escola. Já famoso por ter sobrevivido a maldição da morte Lord Voldemort quando era ainda um bebê e dentro dele foi criada uma Horcrux acidentalmente pelo próprio lord, ele logo começou a descobrir o segredo sobre a Pedra Filosofal. Harry descobriu que a Pedra estava sendo escondida na escola e que o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Quirino Quirrell, estava tentando pegar a Pedra para Lord Voldemort, que tinha possuído seu corpo. Harry, Rony e Hermione sofreram uma série de desafios no caminho das Câmaras Subterrâneas em uma tentativa de impedir que a Pedra fosse roubada por Severo Snape, que eles acreditavam estar tentando roubá-la. Eles só descobriram que era Quirrell quem tentava roubá-la quando Harry chegou na sala onde se encontrava o Espelho de Ojesed. Harry conseguiu retardar o professor a tempo de Dumbledore chegar e impedir Voldemort de pegar a Pedra, que usaria para ter vida eterna. Segundo o diretor, se não tivesse chegado a tempo, Harry poderia ter morrido.
ANO LETIVO DE 1993
Em 1992, a Câmara foi reaberta por Gina Weasley sob a influência do diário escrito por Tom Riddle. O diário permitiu à lembrança de Riddle possuir Gina, deixando-o agir através dela para abrir a Câmara uma segunda vez. Entretanto, Harry Potter descobriu a verdade e destruiu o diário e o basilisco, trazendo assim o fim à estas tramas sombrias.
ANO LETIVO DE 1994
Em 1994, Sirius Black escapa de Azkaban. Black esteve em Azkaban por doze anos, condenado por matar doze trouxas e Pedro Pettigrew com apenas um feitiço. Ele também foi condenado por delatar James e Lílian Potter a Voldemort. Tornou-se claro que Black estava atrás de Harry acreditando que sua morte traria Lord Voldemort de volta ao poder. Black entrou no castelo duas vezes, uma vez atacou o quadro da Mulher Gorda, a outra, chegou muito perto do rato de Rony Weasley, Perebas. Harry, Rony e Hermione encontram na Casa dos Gritos junto com Remo Lupin, que foi amigo de Black durante o tempo que estudavam em Hogwarts. Black revelou a verdade a eles. Ele era inocente, e fora Pedro Pettigrew que fizera tudo por que foi condenado. Para culpar Black, ele cortou um dos dedos e se transformou em sua forma animaga, um rato, e fugiu. Black tinha vindo a Hogwarts para matar Pettigrew, e agora que Lupin sabia que era verdade, ele também queria matar Pedro. Pettigrew, no entanto, escapa e volta para ajudar Voldemort ter de volta o poder. Harry e Hermione ajudaram Black a escapar em Bicuço, um hipogrifo, enquanto Rony se recuperava na ala hospitalar, e salvaram a vida de Sirius e de Bicuço, que ia ser executado naquele dia.
ANO LETIVO DE 1995
Hogwarts foi ameaçada novamente quando o Ministério da Magia começou a implementar os “Decretos Educacionais” em 1995, como parte de uma conspiração para desacreditar e arruinar Alvo Dumbledore. Dolores Umbridge, a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas escolhida pelo Ministério, era o centro do plano. Com esses Decretos Educacionais, ela lentamente tomou o controle de Hogwarts e eventualmente substituiu Alvo Dumbledore como diretora. Mas foi através da Armada de Dumbledore que Umbridge foi afastada. Depois da Batalha do Departamento de Mistérios, o Ministério não teve escolha senão aceitar que Voldemort retornara e Umbridge foi removida de Hogwarts.
ANO LETIVO DE 1996
Em 1996, o MinistroRufo Scrimgeour ordenou aos aurores que protegessem Hogwarts. Em 1997, Hogwarts foi atacada por um grupo de Comensais da Morte. Severo Snape assassinou o então diretor Alvo Dumbledore. A Profª Minerva McGonagall tornou-se então a diretora da escola. Não havia certeza se Hogwarts continuaria aberta.
ANO LETIVO DE 1997
Com a tomada do Ministério por Voldemort em 1997, a educação em Hogwarts tornou-se obrigatória para todas as crianças bruxas. Novas solicitações, como a prova de pureza de sangue, foram requeridas. O Estudo dos Trouxas constituiu-se por ensinar como os trouxas eram nojentos e se tornou uma matéria obrigatória, enquanto isso, Defesa Contra as Artes das Trevas tornou-se apenas Artes das Trevas, que incluía ensinar aos alunos maldições ilegais. Severo Snape tornou-se o diretor da escola. Foi uma época de terror em que não se podia confiar em ninguém. Depois da Batalha de Hogwarts, no fim do ano letivo, a escola começou a se reestruturar.
ANO LETIVO DE 1998
Em maio de 1998 ocorreu a Batalha de Hogwarts. A batalha terminou com muitas perdas de ambos os lados. Lord Voldemort encontrou seu fim. A paz foi restaurada e Minerva McGonagall retomou seu posto como diretora.
Hogwarts sofreu muitos danos na batalha. Várias áreas do castelo e de seus arredores foram destruídas, e o estádio foi destruído com fogo.